Cirurgia de Cabeça e Pescoço

O cirurgião de cabeça e pescoço está apto a diagnosticar e tratar tumores benignos e/ou malignos localizados na região do ouvido, nariz, garganta, língua e tireoide – para sermos mais específicos, são as regiões da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, esôfago cervical, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e tumores do couro cabeludo.

Em casos de nódulos, cistos e lesões nestas regiões, o cirurgião de cabeça e pescoço pode atuar em conjunto com outras especialidades, como dermatologistas, odontologistas, otorrinolaringologistas, entre outras.

A profissional à frente das cirurgias de cabeça e pescoço na Clínica Cuidar é a Dra. Aline Paterno Miazaki (CRM 150.555)  e ela pode atuar em casos de:

• Doenças de pele da cabeça e do pescoço: Lipomas, cistos, nódulos e câncer (CBC, CEC, melanoma);
  • Doenças congênitas (existentes desde o nascimento): Cisto do ducto tireoglosso, cistos e fístulas branquiais;
  • Doenças da faringe, principalmente câncer de nasofaringe, de orofaringe e de hipofaringe;
  • Doenças e câncer das glândulas salivares menores e maiores: Glândula parótida, glândula submandibular, glândula sublingual;
  • Doenças da laringe: Benignas e câncer;
  • Doenças da paratireoide: Hiperparatireoidismo;
  • Doenças da tireoide: Nódulos, bócios, adenomas, tireoidite, hipertireoidismo, hipotireoidismo e câncer de tireoide;
  • Doenças dos linfonodos e linfonodomegalias;
  • Doenças e câncer de boca: Lábios e língua.

Outra atuação desta especialidade são os problemas relacionados à tireoide, que costumam ser mais recorrentes e nem sempre são cirúrgicos. Podemos citar como exemplo:

• Bócio (aumento do tamanho da tireoide);
  • Doença de Graves;
  • Hipertireoidismo ou hipotireoidismo (alterações nos níveis de hormônios secretados pela tireoide);
  • Nódulo na tireoide;
  • Tireoidite (inflamação da tireoide);
  • Tireoidite de Hashimoto (forma de tireoidite autoimune crônica);
  • Tireoidite pós-parto (tireoidite autoimune que afeta mulheres até 12 meses após o nascimento do bebê).

Quais são os serviços oferecidos em cirurgia de cabeça e pescoço:

• Atendimento de consulta particular e por reembolso
  • Convênios: Unimed e outros (a consultar)
  • Acompanhamento clínico e cirúrgico na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, oncológico ou por doenças benignas, através de:
    • Consulta médica,
    • Internação cirúrgica em hospitais onde está cadastrada como membro do corpo clínico do hospital. São eles:
      • EM JUNDIAÍ
        • Hospital da Unimed
        • Hospital Paulo Sacramento
        • Hospital Pitangueiras
        • Hospital Santa Elisa
      • EM CAMPINAS
        • Hospital São Luiz
      • EM SÃO PAULO
        • Hospital Alemão Oswaldo Cruz
        • Hospital Nove de Julho
        • Hospital Sírio Libanês
      • Cirurgias e biópsias em ambiente hospitalar;
      • Preparo pré-operatório;
      • Cuidados pós-operatórios;
      • Seguimento e acompanhamento.