Dúvidas frequentes

1. Qual é a importância do pediatra?

Ele é responsável por acompanhar e monitorar o desenvolvimento físico e psíquico das crianças (puericultura) com base em parâmetros pré-estabelecidos, que o guiam para avaliar se estão crescendo de forma saudável desde o momento da concepção até a adolescência. O pediatra também está apto a prevenir, diagnosticar e tratar doenças.

2. Quais são as doenças que o pediatra está apto a diagnosticar e tratar?

O pediatra está habilitado a intervir em diversos casos que prejudicam o desenvolvimento da criança. Listamos abaixo as doenças mais comuns na infância e adolescência:

• Alergias;
  • Sarampo;
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
  • Entre outras.

1. O que é a cirurgia de cabeça e pescoço (CCP)?

É uma especialidade médica e cirúrgica reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e normatizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Esta especialidade trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da: face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, paratireoide, glândulas salivares e dos tecidos moles do pescoço. Como também, trata os tumores de pele da face, do pescoço e do couro cabeludo.

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço não trata: os tumores ou as doenças do cérebro, nem outras áreas do sistema nervoso central e nem mesmo as doenças da coluna cervical.

Conforme a necessidade de cada paciente, é habitual que a cirurgia de cabeça e pescoço atue em conjunto com outras especialidades, no atendimento multidisciplinar: oncologista, endocrinologista, otorrinolaringologista, cirurgião plástico, dermatologista, patologista, radiologista, dentista, nutricionista e fonaudiologista, por exemplo.

A laringoscopia e a nasofibrolaringoscopia são procedimentos diagnósticos, também realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço, utilizados para examinar e avaliar lesões da boca, faringe e laringe. Em alguns casos também é necessário realizar a biópsia neste procedimento.

Os procedimentos cirúrgicos mais comumente realizados pela especialidade são: as cirurgias da glândula tireoide (tireoidectomias), traqueostomias, cirurgias de glândulas salivares (parótida, submandibular e sublingual), tumores da boca e tumores da laringe.

2. Qual é a diferença de atuação entre o cirurgião de cabeça e pescoço e o neurocirurgião?

O neurocirurgião trabalha com doenças e tumores cerebrais, do sistema nervoso central e da coluna cervical. Já o cirurgião de cabeça e pescoço oferece suporte para doenças e tumores que acometem as regiões da face e do pescoço (por exemplo: pele, boca, nariz, faringe /garganta, tireoide, laringe).

3. Quais são as doenças que podem acometer a tireoide?

Podemos dizer que os principais problemas da tireoide são:

• Bócio (aumento do tamanho da tireoide);
  • Câncer de tireoide;
  • Doença de Graves;
  • Hipertireoidismo ou hipotireoidismo (alterações nos níveis de hormônios secretados pela tireoide);
  • Nódulo na tireoide;
  • Tireoidite (inflamação da tireoide);
  • Tireoidite de Hashimoto (forma de tireoidite autoimune crônica);
  • Tireoidite pós-parto (tireoidite autoimune que afeta mulheres até 12 meses após o nascimento do bebê).

4. Todo problema de tireoide exige tratamento cirúrgico?

Não, nem todos. Algumas alterações da tireoide não necessitam de nenhum tratamento, apenas de acompanhamento periódico. Outros distúrbios da tireoide podem ser tratados com a ingestão de medicamentos e sem necessidade de cirurgia. Casos selecionados de doenças tireoidianas necessitam de cirurgia (tireoidectomia).

1. O que faz o cirurgião oncológico?

• Atua em casos de pacientes com câncer que necessitam de tratamento cirúrgico.
  • Acompanha o pré e pós operatórios e realiza o seguimento oncológico após a cirurgia.
  • Orienta ainda os pacientes a respeito de comportamentos que podem favorecer a qualidade de vida após a realização do procedimento cirúrgico.

2. Quais são as áreas de atuação do cirurgião oncológico?

O cirurgião oncológico pode realizar procedimentos para biópsia e remoção do câncer que está localizado nas mamas, pele, região ginecológica, intestino e estômago, outras áreas do abdome e partes moles.